Uma dessas iniciativas é a construção de um centro de atendimento para idosos na capital, um projeto que está mais de 91% concluído e terá áreas para consultas em diferentes especialidades médicas.
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, a instalação é a única do gênero na Nicarágua e oferecerá, entre outros, serviços de cardiologia, medicina interna, ortopedia, urologia, fisiatria, odontologia e farmácia.
As autoridades do governo afirmaram que essa construção é uma das prioridades deste ano do Executivo sandinista liderado pelo presidente Daniel Ortega e pela vice-ministra Rosario Murillo.
Os idosos na Nicarágua estão organizados em 90 dos 153 municípios do país por meio da chamada unidade nacional para idosos, que tem cerca de 50.000 membros.
De acordo com a presidente da associação, Leonela Alma Mendoza, a organização conseguiu promover outras ações de benefício social para essa faixa etária, como a aprovação de estudos a partir do ensino fundamental.
Além disso, o governo sandinista ampliou a cobertura da seguridade social e recuperou o número de segurados que o país tinha antes de 2018, o que agora permite oferecer mais atendimento.
rgh/ybv/bm