Pedernera manteve um encontro neste dia com representantes de organizações da sociedade civil da ilha, onde assegurou que o país está imerso num processo muito interessante que começou com a Constituição de 2019, que inclui alguns eixos da Convenção sobre os Direitos da Criança.
O facto de a Constituição cubana colocar no seu centro o interesse superior da criança e a autonomia progressiva é uma conquista importante, tal como a aprovação do Código das Famílias”, acrescentou.
Acrescentou que a ilha das Antilhas ainda tem um longo caminho a percorrer, com base nas recomendações do Comité, mas o seu trabalho de protecção das crianças é louvável e pode ser comparado ao dos países do primeiro mundo.
Sublinhou que a sociedade civil da nação caribenha tem o papel de acompanhar e garantir que as políticas estabelecidas sejam cumpridas.
Considerou a sua visita a Cuba como uma experiência histórica e superlativa, pois é a primeira vez que um perito do Comité vem a uma actividade académica – o Primeiro Congresso Internacional da Criança e do Adolescente – e tem a oportunidade de trocar impressões com as autoridades sobre as recomendações feitas.
O perito visitou também a escola primária Nicolás Estévanez Murphy, na capital, que está associada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Nessa escola, comentou que o Comité fez várias recomendações à nação caribenha e espera que elas sejam cumpridas com a aprovação de novas normas legais, como a lei de protecção integral da criança, que actualiza o código da criança em vigor desde 1976.
Ouviu também as histórias de vida de mães cujos filhos com necessidades educativas especiais frequentam a escola primária, facto que é representativo das políticas de inclusão de Cuba.
As suas experiências, disse-lhes, “confirmam que a inclusão é o caminho a seguir e os vossos filhos são a prova disso”.
No âmbito da sua agenda na ilha, Pedernera visitará hoje o hospital pediátrico Wiliam Soler e o lar para crianças sem abrigo no município de Guanabacoa.
ro/mks/glmv