A reunião ocorrerá neste fim de semana e será presidida pelo primeiro-ministro Pham Minh Chinh, disse Hong Lan, antecipando que seu portfólio desenvolverá um plano sustentável de controle e gestão da doença e proporá a inclusão de uma vacina contra a doença no programa geral de imunização.
O Ministério da Saúde, segundo a agência de notícias VNA, está consultando as experiências de outros países, revisando as regulamentações legais e as medidas práticas de prevenção e controle de epidemias no Vietnã e elaborando um esquema de classificação para a Covid-19 como uma doença infecciosa do Grupo B.
As doenças infecciosas particularmente perigosas com capacidade de disseminação muito rápida e ampla, alta taxa de mortalidade ou patógenos desconhecidos estão incluídas no Grupo A, enquanto o Grupo B inclui as doenças perigosas que são altamente contagiosas e podem causar a morte.
O relatório mais recente sobre o comportamento da Covid-19 no Vietnã, divulgado no dia anterior, relatou a detecção de 652 novos casos, elevando para 11.611.376 o número de pessoas infectadas com uma das variantes do coronavírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia.
Do número total de pessoas doentes, 10.637.927 conseguiram se recuperar e 43.206 morreram.
Em todo o país, 266.408.987 doses da vacina contra a Covid-19 foram administradas até o momento, a maioria (mais de 223.740.000) em adultos com mais de 18 anos de idade.
mem/mpm/bm