Sobre o assunto, Franz Tattenbach, Ministro do Ambiente e Energia, sublinhou que este é o melhor momento para reforçar o apelo ao trabalho conjunto para inverter a tendência de perda da biodiversidade global e combater as alterações climáticas.
O melhor exemplo possível foi como a Costa Rica, junto com potências como a China, conseguiu que 196 nações adotassem a histórica resolução do Quadro Global Kunming-Montreal para a Diversidade Biológica em dezembro de 2022, durante a 15ª Conferência das Partes no Canada.
Tattenbach agradeceu às empresas do país que beneficiam com suas ações a conservação e uso sustentável da biodiversidade, e contribuem com medidas de adaptação para cumprir metas frente às mudanças climáticas e a restauração dos serviços ecossistêmicos que estão vinculados às suas fazendas.
A implementação de uma visão integral de gestão da paisagem agro produtiva associando entidades governamentais a empresas privadas tornou-se um forte potencializador de sucesso para alcançar uma maior consolidação dessas cadeias agropecuárias.
Ao mesmo tempo, beneficiam a população, não só pela geração de empregos, mas também pela manutenção dos ecossistemas sobre os quais assentam as bases para o desenvolvimento dessas atividades.
jf/alb / fav