5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Dupla de Buena Fe se solidariza com intelectual cubana Nancy Morejón

Dupla de Buena Fe se solidariza com intelectual cubana Nancy Morejón

Havana, 1º de jun (Prensa Latina) Numerosas reações dos internautas aqui hoje apoiam a solidariedade manifestada no Twitter por Israel Rojas, integrante da dupla Buena Fe, com a intelectual cubana Nancy Morejón, outro alvo da guerra cultural contra Cuba.

Em seu perfil nesta rede social, Rojas expressou: “Toda minha solidariedade, querida poetisa, professora, brilhante mulher da cultura cubana, caribenha e latino-americana Nancy Morejón. Atrás de ti, irão outros”.

O cantor e compositor referiu-se assim ao atentado sofrido recentemente por Morejón, perpetrado por setores contrarrevolucionários da Europa que promoveram uma cruzada para boicotar a sua participação no Mercado de Poesia de Paris.

Na França, o embaixador de Cuba, Otto Vaillant, como resultado do evento, expressou seu apoio à renomada poetisa (Prêmio Nacional de Literatura 2001), após a decisão do evento parisiense de retirar sua presidência honorária.

Vaillant condenou o ódio sem limites que alguns setores praticam contra os artistas e intelectuais cubanos, que descreveu como “uma espiral infinita infestada de interesses malignos, rancores perpétuos, racismo disfarçado de liberdade”.

“Infeliz decisão, Nancy representa uma síntese de nossa cultura, o valor de nossos ancestrais, uma identidade cubana infalível”, disse o diplomata em mensagem veiculada naquele país.

Fundado em 1983, o Mercado da Poesia reúne na capital francesa escritores, editores e publicações de todo o mundo.

No evento, que acontecerá de 7 a 12 de junho, a programação inicial estava marcada para Nancy Morejón (78 anos) proferir algumas palavras na abertura e fazer palestras sobre a poesia caribenha.

Este novo ataque se soma aos realizados anteriormente contra a dupla de Buena Fe em sua passagem pela Espanha, por parte de setores reacionários da emigração da ilha, ações que também foram denunciadas desde Cuba.

Nesta nação caribenha, o presidente Miguel Díaz-Canel e organizações culturais condenaram veementemente os ataques orquestrados contra Buena Fe e o proeminente ensaísta e acadêmico pelos contrarrevolucionários presentes na Europa.

jf/dla / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES