Das mãos da reitora da instituição, Miriam Nicado, o trovador cubano recebeu o prêmio mais importante conferido pela casa de estudos superiores da capital, informou a Presidência da República no Twitter.
Nicado recordou o trabalho do fundador do movimento Nueva Trova na nação caribenha e o professor Manuel Calviño elogiou o artista, num ato que contou com a participação de vários artistas e intelectuais cubanos.
Calviño destacou que o trovador tem sido um indagador insone da sociedade cubana e tem lutado para torná-la melhor. “A Revolução pertence a quem a sente e a abraça, e ele a abraçou inequivocamente”, disse.
Da mesma forma, Silvio recebeu um folder com cartazes elaborados por alunos de design, que fazem alusão às suas canções emblemáticas.
Sua posse é considerada a última ação do programa profissional da Convenção Científica Internacional da Universidade de Havana, Saber UH, inaugurada na segunda-feira passada no cinema central Yara.
Rodríguez é um dos compositores cubanos contemporâneos com maior reconhecimento nacional e internacional, e esse status reconhece o alcance de sua obra, que inclui a composição musical e letras de centenas de canções.
Nascido em 29 de novembro de 1946 em San Antonio de los Baños, atual província de Artemisa, foi também um dos fundadores do Grupo de Experimentação Sonora do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica.
Em 2009, a Universidade Nacional de Córdoba distinguiu o artista com o título de Doutor Honoris Causa.
memória/mpp/dnsa