O chefe de Estado bolivariano chegou ao aeroporto internacional de Esenboga, Ancara, acompanhado da primeira combatente e deputada à Assembleia Nacional Cilia Flores, do presidente do Poder Legislativo Jorge Rodríguez e do ministro das Relações Exteriores Yván Gil.
No terminal aéreo, o governante sul-americano foi recebido pelas autoridades da capital turca e pelo embaixador da Venezuela na nação eurasiana, José Bracho.
Maduro viajou para Turquia em 2016, 2017, 2018 e 2022, este último como parte da turnê eurasiana com uma ampla agenda de cooperação, indicaram fontes oficiais.
Em 30 de maio, o presidente anunciou que manteve uma conversa telefônica com Erdogan, a quem reiterou suas felicitações em nome do povo venezuelano por sua reeleição.
Em sua conta no Twitter, o presidente escreveu que esta foi “uma vitória que consolida a trajetória de relações complementares que mantemos”.
O Presidente, em nome do Governo, felicitou ainda o povo de Turquia numa declaração pela demonstração de civilidade e participação democrática no histórico dia das eleições, em que Erdogan foi reeleito para o período 2023-2028.
Diante da vitória nas eleições de domingo, a Venezuela “celebra junto com o povo turco” esta eleição, que reafirma a força de sua democracia, indica o texto do Chancelaria.
Segundo dados divulgados pelo Conselho Eleitoral Supremo da Turquia, Erdogan obteve 52,14% dos votos expressos, enquanto o seu adversário, Kemal Kilicdaroglu, recebeu 47,86%.
mem/jcd/ls