“Feliz aniversário, querido Raúl! Que enorme privilégio tê-lo entre nós aos 92 anos, pronto com o pé no estribo para defender o país, a Revolução e o socialismo com mais força do que nunca. Que ninguém duvide #RaúlesRaúl “, expressou o presidente em sua conta no Twitter.
Através desta rede social, o Primeiro-Ministro, Manuel Marrero, também transmitiu as suas felicitações ao General do Exército e agradeceu-lhe o exemplo na defesa da Revolução Cubana e “por manter sempre vivas as ideias do nosso Comandante-em-Chefe, Fidel Castro”.
Da mesma forma, o chanceler Bruno Rodríguez destacou o otimismo do líder da Revolução, bem como seu espírito de resistência e confiança na vitória.
Na referida plataforma, o presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular, Esteban Lazo, fez eco das felicitações e descreveu Raúl Castro como “uma referência para todo o revolucionário e um exemplo para o nosso povo, com um lugar eterno na alma e na história da A pátria”.
Raúl Castro nasceu em 3 de junho de 1931 na cidade de Birán, Holguín, na então província de Oriente.
Ele fez parte da chamada Geração do Centenário, invadiu o quartel Moncada em Santiago de Cuba, em julho de 1953, e iniciou, junto com seu irmão Fidel Castro, o líder histórico da Revolução, a luta que culminou na vitória de janeiro 1, 1959.
Raúl Castro assumiu a liderança do país entre 2006 e 2018, em meio a uma conjuntura difícil e durante a qual forjou consensos e promoveu mudanças estruturais e conceituais para atualizar o modelo econômico e social cubano.
Sob sua liderança, ocorreu a libertação dos cinco combatentes antiterroristas cubanos presos nos Estados Unidos, bem como o processo de conversações e negociações para o restabelecimento das relações diplomáticas com Washington.
Além disso, foi primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba de 2011 a 2021, quando Miguel Díaz-Canel, também atual presidente da República, assumiu essa responsabilidade.
rgh/mks/ans