Em um relatório enviado à Câmara dos Deputados na segunda-feira, a empresa de produção mais importante do estado confirma sua estratégia de desenvolvimento, cujo objetivo é que todo o petróleo extraído seja dedicado à produção nacional de combustíveis e lubrificantes.
De acordo com seu relatório, nos primeiros três meses deste ano, a empresa gastou um total de quatro bilhões e meio de dólares de seu orçamento, dos quais o único item que cresceu foi o de exploração e produção, o que lhe permitiu apoiar a extração de hidrocarbonetos e seu processamento em refinarias e centros de processamento de gás para obter petróleo e líquidos de gás.
A Pemex Exploración y Producción continua a canalizar recursos para acelerar a entrada em operação de campos em novos desenvolvimentos, que continuam a contribuir com novos fluxos de produção que permitiram não apenas compensar o declínio de campos maduros, mas também aumentar o perfil de extração total, disse o relatório.
Acrescenta que a Pemex manteve a estratégia de desenvolvimento acelerado de novos campos e incorporação antecipada da produção de poços exploratórios, com a infraestrutura existente e, como resultado, atingiu uma produção média de líquidos, sem considerar parceiros, de 1.853.000 barris por dia.
Isso representa um aumento de 98.000 barris por dia, ou 5,6%, em relação à produção do primeiro trimestre de 2022, quando foram produzidos 1.755.000 barris por dia.
De acordo com seu diretor, Octavio Romero, a mudança na estratégia de exploração permitiu que a atual administração aumentasse as reservas comprovadas e, nos primeiros três meses deste ano, 31 poços de desenvolvimento foram concluídos, cinco a mais do que em 2022, devido a um aumento na atividade de perfuração nas regiões marítimas sul, norte e sudoeste.
mem/lma/bm