O terremoto teve uma profundidade de 7,7 quilômetros e seu epicentro foi localizado no mar ao norte da cidade de Jeremie, disse o diretor do Escritório de Minas e Energia ao programa de rádio Magik 9.
Preptit alertou sobre o reaparecimento de falhas na região sul e sugeriu que um terremoto de baixa magnitude não deve causar tantos danos.
Um relatório preliminar da Proteção Civil indicou que 32 pessoas ficaram feridas, 70 casas foram danificadas e duas foram destruídas, com três pessoas mortas pelo terremoto, que também bloqueou a Rota Nacional 7, que liga Jeremie a Les Cayes, capital do departamento sul.
O tremor ocorreu após vários dias de chuvas fortes, resultado de um sistema de baixa pressão que permaneceu estacionário sobre o país, e inundou 31.591 casas, das quais 820 foram destruídas, e deixou 39.458 famílias desabrigadas, de acordo com a contagem da Proteção Civil.
O evento climático também danificou o equipamento de sinalização marítima e afetou o porto da capital e as cidades de Marigot, Anse-à-Pitres e Belle.
mgt/ane/bm