Pesquisa da Universidade Johns Hopkins, com sede em Baltimore, Maryland, descobriu que as mortes causadas por armas de fogo atingiram um recorde histórico pelo segundo ano consecutivo em 2021, com 48.830 americanos mortos.
O relatório apurou ainda que deste total houve 26.328 suicídios, o que representou um aumento de 8,3% desde 2020, e 20.958 homicídios, com um aumento de 7,6% em termos anuais.
Os pesquisadores compararam a taxa de homicídios com armas de fogo e os demais cometidos por outros meios e verificaram que, entre 2019 e 2021, houve um aumento de 45% quando a causa da morte envolveu balas, e de 7% nos casos que não envolvia.
Além disso, enquanto a taxa de suicídio por arma de fogo aumentou 10% no mesmo período, ela caiu 8% quando se olha para os números de morte auto infligidas por outros meios.
“As armas estão impulsionando esse aumento”, disse Ari Davis, principal autor do estudo, que se baseou em dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
“Acho que, de certa forma, isso não é surpreendente, porque vimos grandes aumentos na compra delas. Vimos muitos estados tornarem muito mais fácil carregá-los em público, carregá-los escondidos e comprá-los sem passar por alguns processos investigativos em outros estados”, estimou.
O relatório também descreveu aumentos alarmantes em homicídios com armas de fogo entre minorias raciais e étnicas.
De 2019 a 2021, detalhou, em relação a esses crimes, houve um aumento de 49% onde as vítimas eram afro-estadunidenses, 44% para latinos e 55% entre indígenas e nativos do Alasca.
Em 2021, o ano mais mortífero da história estadunidense devido à pandemia de Covid-19, as armas de fogo também ultrapassaram o coronavírus, os acidentes automobilísticos e o câncer como a principal causa de morte entre crianças e adolescentes, sobre todos os negros, observou a análise.
Embora houvesse mais suicídios do que homicídios na população em geral, quase dois terços das mortes de menores foram devidos à segunda dessas causas por balas.
O estudo observou que o aumento de mortes por armas de fogo coincide com um recorde na venda desses dispositivos mortais.
jcm/ifs/cm