O evento que causa a situação atual, um sistema de baixa pressão sobre o Maine, no nordeste da União; e na Nova Escócia, leste do Canadá, “provavelmente permanecerá pelo menos nos próximos dias”, disse Bryan Ramsey, especialista do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos.
“As condições podem permanecer insalubres, pelo menos até que a direção do vento mude ou os incêndios sejam apagados”, acrescentou o especialista, citado pela CBS News.
Devido às circunstâncias, as autoridades estão alertando os residentes do leste dos Estados Unidos para ficarem em casa e limitar ou evitar atividades ao ar livre novamente neste feriado, e estenderam os alertas de qualidade do ar para o Código Vermelho em alguns locais pelo terceiro dia consecutivo.
A fonte também informou que, segundo especialistas, as condições serão muito piores hoje em relação a ontem na cidade de Baltimore, já que a maior parte da fumaça dos incêndios florestais no leste do Canadá é empurrada para o meio do Atlântico.
Em Washington, DC, a prefeita Muriel Bowser ordenou que as escolas cancelassem o recreio ao ar livre, esportes e excursões, e no subúrbio da Filadélfia, as autoridades criaram um abrigo de emergência para que as pessoas que moram fora possam encontrar abrigo da neblina, divulgou o relatório.
A governadora de Nova York, Kathy Hochul, informou que um milhão de máscaras N95, o tipo predominante no auge da pandemia de Covid-19, foi encomendado para ser fabricado.
Da mesma forma, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos informou que a visibilidade reduzida devido à fumaça dos incêndios florestais continuará afetando as viagens aéreas hoje.
“É provável que precisemos tomar medidas para gerenciar o fluxo de tráfego para a cidade de Nova York, Washington DC, Filadélfia e Charlotte”, alertou.
Mais de 400 incêndios estão ocorrendo em todo o Canadá, levando à evacuação de mais de 20.000 pessoas, enquanto a fumaça que eles geram mantém cerca de 123 milhões de residentes nos EUA em alerta devido à má qualidade do ar.
As autoridades canadenses dizem que esta será a pior temporada de incêndios florestais da história do país.
Dr. Nidhi Kumar, especialista cardiovascular e colaborador da CBS New York, esclareceu que os Estados Unidos enfrentam altos níveis de poluentes, toxinas, monóxido de carbono, e que uma alta concentração destes pode levar a problemas cardíacos e pulmonares para os pacientes, e também a inflamação do corpo.
mgt/ifs/hb