22 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

RPDC desqualifica atos da Organização Marítima Internacional

omi-1

RPDC desqualifica atos da Organização Marítima Internacional

Pyongyang, 8 jun (Prensa Latina) A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) classificou hoje várias ações da Organização Marítima Internacional (IMO) relacionadas ao recente lançamento de um satélite de observação pelo país como impróprias e não autorizadas.

Um comunicado da Direção Estatal de Controle dos Assuntos Marítimos recorda que entre as competências da IMO não está a de emitir uma declaração condenando qualquer nação que dê um passo deste tipo, e que se a RPDC notificou sobre isso, foi por um estrito sentido de cortesia e não por obrigação.

A entidade destacou ainda que, no âmbito do sistema de alarme global em caso de lançamento de satélites, notificou a Agência da Guarda Costeira do Japão, órgão de coordenação regional em tais assuntos. Ele destacou que, como agência especializada da ONU, a IMO é responsável por promover a cooperação técnica no campo da segurança marítima internacional, mas não por processar uma resolução do Conselho de Segurança que questione o direito de autodefesa da RPDC.

Finalmente, exigiu que o referido órgão emitisse uma declaração oficial afirmando a “justa posição de nosso país”.

Há dias, o conceituado comentador Kim Myong Chol afirmou num artigo que a IMO abandonou os seus princípios fundadores e está sob o controle dos Estados Unidos, em detrimento da sua missão de promover a cooperação internacional no domínio da segurança marítima. jcm/asg/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES