O Ministro das Obras Públicas e Habitação, Suhail Abdul Lattif, destacou à imprensa a importância deste evento e a ampla e diversificada participação no mesmo de entidades dos setores público e privado, o que contribui para dinamizar a roda económica e promover o desenvolvimento urbano e movimento construtivo no país.
Em seu comentário sobre o impacto da feira na atração de investimentos, o ministro explicou que esse assunto depende do ambiente favorável do país e a Lei de Investimentos nº 18 editada em 2021 oferece muitas vantagens e facilidades para os investidores.
Revelou que o processo de reconstrução avança gradualmente, mas está ligado às capacidades do país em geral, e denunciou, neste contexto, que as injustas medidas coercivas unilaterais e o cerco imposto à Síria afetaram fortemente o povo sírio.
Apesar de tudo, estamos otimistas, ainda mais depois da abertura árabe para a Síria e da assistência à reconstrução, afirmou.
Por outro lado, o Governador de Damasco, Muhammad Tariq Krishati, declarou que a feira é uma plataforma para conhecer tudo o que há de novo no setor da construção e as últimas tecnologias urbanas devido ao seu importante papel na fase de reconstrução.
A ampla participação das empresas reflete o estado de recuperação das empresas e da economia síria, disse ele.
Embora não haja números exatos sobre as perdas da Síria em decorrência da guerra, fontes independentes estimam que a reconstrução do país requer cerca de 500 bilhões de dólares e que Damasco priorizará seus aliados e amigos para investimentos nesse processo.
jf/fm / fav