O anúncio foi feito pelo governador, Greg Abbott, depois de assinar seis projetos de lei que supostamente buscam fortalecer a segurança nas fronteiras.
Segundo reportagem da rede de televisão CBS News, o financiamento da medida será de pouco mais de 5 bilhões de dólares aprovados pelo legislativo estadual.
Os primeiros mil pés de bóias serão implantados na cidade de Eagle Pass e sua instalação começará imediatamente, segundo Steve McCraw, diretor do Departamento de Segurança Pública do estado.
As autoridades esperam que as bóias, que terão âncoras no fundo para que as pessoas não possam nadar sob elas, funcionem como um impedimento para impedir que os migrantes entrem na água.
O capítulo do Texas da Liga de Cidadãos Latinoamericanos Unidos condenou o plano.
O diretor da referida entidade naquele estado, Rodolfo Rosales, denunciou-o como um projeto desumano, bárbaro e mal concebido, e disse que sua organização se opõe a qualquer medida que possa causar a perda da vida de um migrante.
“Vemos isso como um lembrete assustador das medidas extremas usadas ao longo da história por líderes eleitos contra aqueles que eles não consideram seres humanos, buscando apenas exterminá-los, independentemente dos meios empregados”, disse ele ao jornal.
David Donatti, advogado da American Civil Liberties Union do Texas, disse em comunicado ao HuffPost que a medida não tem sentido. “A cadeia de bóias ao longo do Rio Grande é apenas a mais recente de uma cadeia de presentes do estado a empreiteiros privados para alimentar a crise fabricada pelo governador na fronteira”, disse ele.
lam/ifs/ls