Lindas rosas brancas, como as oferecidas pelo Apóstolo a um amigo sincero que estende sua mão franca, adornaram o busto erguido em uma praça central de Hanói em memória do herói da independência cubana, que foi homenageado com um respeitoso minuto de silêncio.
A oferenda a Martí fez parte das atividades realizadas nesta sexta-feira pela delegação partidária cubana no primeiro dia de trabalho nesta capital, que começou com as conversas oficiais entre Torres Iríbar e o membro do Bureau Político do Partido Comunista do Vietnã (PCV) e seu secretário em Hanoi, Dinh Tien Dung.
No fraterno encontro, os dois dirigentes concordaram com a importância de ampliar e tornar mais eficiente a cooperação para levar a um novo patamar as relações bilaterais especiais, em consonância com os sólidos laços de irmandade e solidariedade entre Cuba e Vietnã forjados por seus dirigentes Fidel Castro e Ho Chi Minh.
Também valorizaram as áreas potenciais de colaboração, defenderam o aumento do intercâmbio de experiências, principalmente em áreas como saúde pública e agricultura de alta tecnologia, e explicaram o trabalho, resultados e projeções do trabalho partidário em cada um de seus territórios.
O primeiro secretário do PCC em Havana e seus companheiros também foram recebidos hoje em audiência de cortesia pelo membro do Birô Político e membro permanente do Secretariado do PCV Troung Thi Mai.
De acordo com o programa da visita, amanhã serão colocadas oferendas de flores no Mausoléu do herói da independência vietnamita, o Presidente Ho Chi Minh, e em frente ao Monumento dos Heróis e Mártires, e depois deslocar-se-ão ao município de Me Linh onde eles aprenderão sobre seus modelos de desenvolvimento socioeconômico e agroeconômico.
À tarde, eles visitarão o Hospital Nacional de Câncer de Hanói e depois o moderno sistema de supermercados e shopping centers em Time City.
A delegação partidária visitará a cidade e a Baía de Ha Long no domingo e na segunda-feira viajará para o sul da cidade de Ho Chi Minh, de onde retornará a Havana no dia 14, depois de percorrer instalações agrícolas na província vizinha de Can Tho.
mem/mpm/dnsa