No encontro, os representantes conversaram com a deputada Vanessa Castro, do Partido da Unidade Social Cristã, sobre o projeto de lei do AI, seus motivos e algumas ideias para a iniciativa.
Durante o encontro foram identificadas tarefas nas quais irão trabalhar em conjunto, como a revisão e contribuição de possíveis textos substitutivos ao projeto, que são alimentados pelos inputs recebidos nos fóruns de diálogo, destacou o jornal CRHoy.com.
A reunião ocorreu depois que o Camtic solicitou à Assembleia Legislativa, em 1º de junho, arquivar o projeto nº 23.771 da Lei de Inteligência Artificial na Costa Rica e exigir um diálogo nacional inclusivo sobre o uso responsável dessa tecnologia no país.
O Camtic reconhece a visão do grupo de deputados que apresentou o projeto no dia 30 de maio e o interesse em entregar rapidamente propostas sobre temas transcendentes para o setor de Tecnologias de Informação e Comunicação e para a sociedade em geral. Compartilhamos suas preocupações sobre os impactos da IA no local de trabalho e como devemos agir rapidamente para aproveitar os benefícios dessa tecnologia para o bem-estar dos costarriquenhos, acrescenta.
Além disso, a importância de aproveitar a legislação para criar as condições que viabilizem o desenvolvimento responsável de um robusto ecossistema de IA no país.
Em particular, condições como a formação e requalificação dos trabalhadores, e a criação da governação necessária para orientar as políticas que forem adotadas na matéria, detalhou a entidade sobre o encontro.
mgt/alb/ls