A publicação é dedicada à obra desse destacado poeta, escritor e ensaísta cubano, falecido em 2019, e que neste dia completaria 93 anos.
O escritor Abel Prieto, presidente da instituição, destacou a homenagem em sua conta no Twitter e qualificou como excepcional a obra do Prêmio Nacional de Literatura 1989, dirigido pela Casa de las Américas por vários anos.
Naquela rede social, a Uneac referiu-se à homenagem que será feita esta sexta-feira a Retamar e salientou que a revista inclui também textos dedicados à revolucionária e promotora cultural Haydée Santamaría, fundadora do prestigiado centro cultural.
Fernández Retamar desempenhou um papel importante na política cultural da Revolução Cubana e sua obra esteve ligada ao mundo das letras, devido ao seu interesse pela escrita.
Da sua autoria encontram-se poemas, antologias, livros de estudo e ensaios entre os quais se destaca Calibán, que constituem a sua obra emblemática e prova da sua agudeza e maturidade no campo da literatura contemporânea.
Em reconhecimento ao seu trabalho, recebeu inúmeros prêmios, entre eles o status de Membro Honorário da Sociedade de Escritores do Chile (1972); o Prêmio Rubén Darío de Poesia Latino-Americana (1980), na Nicarágua; o Prêmio Internacional de Poesia Nikola Vaptsarov (1989), na Bulgária; o Prêmio Internacional de Poesia Pérez Bonalde, na Venezuela (1994).
Outras distinções foram o Grau Oficial da Ordem das Artes e Letras (1994), em França, o Prémio Feronia (2000) e o Prémio Nicolás Guillén (2001), em Itália, a Condição de Puterbaugh Fellow (2002), nos Estados Unidos Unidos e o Prêmio Internacional José Martí 2019, concedido pela Unesco.
mem/mml/dnsa