Conforme previsto, os juízes nomeados julgarão petições eleitorais, enquanto os magistrados provinciais deverão lidar com casos criminais de violência com motivação política e garantir julgamentos rápidos nos próximos seis meses, nos termos das leis eleitorais do país.
O anúncio foi feito pelo JSC e pelo Chief Justice Luke Malaba em uma edição extraordinária do jornal oficial do governo.
As eleições presidenciais, legislativas e municipais no Zimbábue estão programadas para 23 de agosto.
O presidente do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa, também definiu o dia 2 de outubro como o dia do segundo turno das eleições, caso não haja um vencedor absoluto no primeiro turno, conforme previsto na Constituição.
A designação de equipes judiciais significa que os juízes e magistrados continuam com seu trabalho normal, mas se surgir um caso relacionado às eleições, o advogado mais próximo suspende o trabalho normal e passa a resolver a disputa eleitoral.
Elogiando a medida, Misheck Mataranyika, presidente do comitê de Justiça, Assuntos Jurídicos e Parlamentares da legislatura, disse que ela era progressiva e garantiria que as disputas eleitorais fossem tratadas com rapidez.
mem/mv/bm