17 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba atenta à situação do clima em várias províncias

Granma-Inundaciones-768x576

Cuba atenta à situação do clima em várias províncias

Havana, 11 jun (Prensa Latina) Cuba continua hoje atenta à evolução da situação climática no centro e leste do país, onde persistem inundações devido às fortes chuvas que atingiram a região nas últimas 72 horas.

Perante o previsível aumento das chuvas, o Estado-Maior Nacional da Defesa Civil indicou na véspera intensificar as medidas de proteção de pessoas e bens materiais; obedecendo com disciplina as orientações das autoridades locais.

Da mesma forma, a entidade pediu para evitar a imprudência diante do aumento dos riscos associados a inundações em Granma, Las Tunas, Camagüey e Santiago de Cuba, principalmente.

O Presidente da República, Miguel Díaz-Canel, manteve ontem um acompanhamento constante da situação hidrometeorológica desses territórios, e implantou comissões de trabalho para apoiar o trabalho de preservação da vida e dos recursos da economia.

A equipe presidencial do Granma – uma das províncias mais afetadas – é chefiada pelo vice-primeiro-ministro Jorge Luís Tapia, membro do Secretariado do Comité Central do Partido Comunista de Cuba, Jorge Luís Broche, chefe do Estado-Maior da Defesa Nacional Civil, Divisão General Ramón Pardo, e os responsáveis dos ministérios da agricultura, indústria de alimentos, comércio exterior e construção, entre outras direções.

Ontem, caíram cerca de 300 milímetros de chuva no solo do Granma, o que gerou acúmulos de mais de 95% em seus reservatórios, cinco dos quais estavam aliviando naquele momento.

Nos municípios de Jiguaní, Bartolomé Masó, Yara, Media Luna, Guisa e Buey Arriba foram registrados danos à agricultura, residências, estradas, eletricidade e comunicações.

As autoridades adotam medidas para atender no menor tempo possível aqueles que estão isolados e precisam de alimentação e cuidados de saúde, conforme indicado pelo Chefe de Estado.

Enquanto isso, desde a capital cubana, a empresa de Atenção ao Viajante e a União Ferroviária Cubana cancelaram as reservas de seus clientes para viajar entre Havana e os municípios Granma de Bayamo e Manzanillo; e vice-versa.

Os afetados serão atendidos com prioridade para reagendamento ou cancelamento de passagens, quando a situação meteorológica nacional permitir a retomada do serviço.

mem/lld/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES