Segundo disse o diplomata à Prensa Latina, a delegação é composta pelo director e vice-director do hospital Hermanos Ameijeiras, Miguel Estévez e Emilio Buchaca, respectivamente, bem como pela médica Dalsy Torres, que dirige o centro de saúde Calixto García, em Havana.
Torres foi o chefe das brigadas médicas cubanas “Henry Reeve” que prestaram serviço em Baku durante os momentos mais difíceis da Covid-19.
No seu primeiro dia no Azerbaijão, os médicos foram recebidos pelo Ministro da Saúde do país, Teymur Musayev, que ratificou a decisão de continuar a avançar no desenvolvimento de acções que permitirão intercâmbios importantes no sector para ambas as nações.
Valdés disse também que o ministro azerbaijanês recordou com satisfação os encontros mantidos este ano com o seu homólogo José Ángel Portal e expressou os seus sinceros agradecimentos, uma vez mais, pela assistência médica prestada por Cuba no seu país durante os momentos mais complexos da luta contra a pandemia.
Um total de 235 colaboradores, pertencentes a duas brigadas Henry Reeve, prestaram os seus serviços no Azerbaijão, o que marcou significativamente o início de um novo caminho para as relações bilaterais.
Actualmente, estão a ser promovidas três direcções principais de cooperação: assistência médica; intercâmbio académico e científico; e biotecnologia e produtos farmacêuticos.
rgh/gfa/glmv