5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Lula apresentará uma nova política pública de alfabetização no Brasil

Lula apresentará uma nova política pública de alfabetização no Brasil

Brasil, 12 jun (Prensa Latina) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentará hoje a nova Política de Alfabetização no Brasil, principal programa educacional de seu governo.

“Será o maior programa do nosso ministério, para garantir que todas as crianças do segundo ano do ensino fundamental possam se alfabetizar, ler e escrever na idade adequada”, disse o ministro do setor, Camilo Santana, na semana passada.

Segundo o estudo Alfabetiza Brasil, apenas quatro em cada 10 crianças do segundo ano do ensino fundamental eram alfabetizadas no país em 2021.

Santana garantiu que a nova política foi consolidada por meio de conversas com os secretários municipais de educação e com o Sindicato dos Dirigentes Municipais de Educação.

O apoio técnico e financeiro será de sua pasta e, segundo o titular, com o pacto nacional pela alfabetização na idade certa, o Brasil deve elevar o índice do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica para 80% dos alunos escolarizados no final do segundo ano do ensino fundamental. Atualmente o percentual é de 43,6%.

Ele disse que, nesses primeiros cinco meses de governo, Lula autorizou a ampliação do reajuste das bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado, com investimento milionário.

Segundo estatísticas do Fundo das Nações Unidas para a Infância, divulgadas em setembro de 2022, dois milhões de crianças e jovens entre 11 e 19 anos abandonaram a escola antes de concluírem a Educação Básica.

Deles, entre os mais ricos, a taxa de evasão é de apenas 4%, enquanto entre os mais pobres, 17%.

Especialistas apontam que, no início da carreira escolar, houve queda de mais de 650 mil matrículas de crianças de zero a cinco anos na Educação Infantil entre 2019 e 2021, efeito provavelmente causado pela pandemia de Covid-19 e que precisa ser revertido com mais investimento em busca ativa, qualidade da oferta e ampliação, principalmente de creches.

Dados oficiais revelam que atualmente a taxa de analfabetismo no gigante sul-americano para os homens de 15 anos ou mais é de 6,9% e de 6,3 para as mulheres.

Para negros ou pardos (8,9%), índice que é mais que o dobro do observado entre brancos (3,6).

Jornais destacam que, em relação às ações de curto prazo, algumas prioridades iniciais do governo Lula deram frutos.

Eles listam o aumento de 54% na oferta de bolsas de formação de professores, inclusive de iniciação à docência, bem como o reajuste na revisão federal da merenda escolar.

jcm/ocs/jd

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES