23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Morreu o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi

Berlusconi-500x333

Morreu o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi

Roma, 12 jun (Prensa Latina) Silvio Berlusconi, presidente do partido de direita Forza Italia (FI), que foi três vezes primeiro-ministro deste país, morreu esta manhã de leucemia no San Hospital Raffaele, na cidade de Milão, no norte.

Em nota publicada esta segunda-feira no site oficial da Presidência do Conselho de Ministros, o chefe do Governo italiano, Giorgia Meloni, destacou que “com ele lutamos, ganhamos e perdemos muitas batalhas, e por ele também trará para casa os objetivos que havíamos proposto juntos”.

O líder do FI, partido que juntamente com La Liga e Hermanos de Italia (FdI) integra atualmente a coligação governamental, manteve-se ativo na política deste país durante quase 30 anos, desde que foi eleito primeiro-ministro Italiano em 11 de maio de 1994, após uma carreira de sucesso como empresário de mídia, que durou até sua morte.

Ele governou o país entre essa data e 17 de janeiro de 1995, e depois de 11 de junho de 2001 até 17 de maio de 2006, bem como entre 8 de maio de 2008 e 16 de novembro de 2011, quando foi visto forçado a renunciar e, embora pretendia concorrer às eleições de 2018, foi-lhe impossível devido às suas condenações por sonegação de impostos.

Seus partidários conservadores o reconhecem como o guia indiscutível da direita italiana, razão pela qual Meloni em sua mensagem o descreve como “um dos políticos mais influentes da história da Itália”, que “nunca teve medo de defender suas convicções”.

Aliás, é considerado o verdadeiro arquiteto da atual coalizão de direita e aquele que orientou seu rumo à vitória nas urnas no final de 2022, logo após o fim precoce do governo do primeiro-ministro Mario Draghi, no qual A FI desempenhou um papel importante. , a critério dos analistas.

Acrescentou à liderança do país representantes de várias forças de direita, entre os quais o atual chefe do governo que, com apenas 31 anos, enquanto membro do partido de extrema-direita Aliança Nacional (AN), foi nomeado em 2008 ministro da Juventude por Berlusconi, durante seus últimos anos como presidente.

Foi acusado de abusar do poder governamental para proteger os seus interesses empresariais e esteve envolvido em vários escândalos durante o mandato, pelo que alguns dos seus opositores consideram que, com a sua projeção política, degradou a democracia.

Ao expressar suas condolências, o presidente italiano, Sergio Mattarella, o descreveu como “um grande líder político que marcou a história de nossa República, influenciando paradigmas, usos e linguagens”.

Berlusconi “ajudou a moldar uma nova geografia da política italiana” e “integrou o movimento político que fundou na família popular europeia, favorecendo a continuidade da orientação atlântica e europeísta da nossa República”, acrescentou Mattarella

mem/ort/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES