O frio extremo com que acordou grande parte do país levou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) a decretar o alerta amarelo, enquanto o termômetro cai mais em cidades como Mendoza e Neuquén.
As baixas temperaturas afetam 19 distritos, Cidade e Província de Buenos Aires, Entre Ríos, Corrientes, Misiones, Santa Fe, Córdoba, Santiago del Estero, La Pampa, San Luis, Neuquén, Mendoza, San Juan, La Rioja, Catamarca, Tucumán, Salta, Jujuy e Terra do Fogo.
Cerca de 30 povoados do país registraram temperaturas abaixo de zero às 09h00 locais, com destaque para Malargüe e Paso Pehuenche, em Mendoza, e Chos Malal, em Neuquén, extremos nacionais da onda polar com 8,7 graus negativos.
A advertência também se aplica às províncias de Entre Ríos, Santa Fe, San Luis, Mendoza, Tucumán e Catamarca; e para grande parte de Misiones e Corrientes -exceto algumas áreas de seu norte e noroeste, respectivamente- e de La Pampa -exceto o oeste desse distrito- especifica o SMN.
A agência meteorológica alertou que este tipo de alertas de nível amarelo implica um efeito ligeiro a moderado na saúde, “que pode ser perigoso, sobretudo para grupos de risco como crianças, pessoas maiores de 65 anos e doentes com doenças crónicas”.
Outras consequências climáticas afetam as províncias de Jujuy, Salta, Catamarca e Tucumán, também sob alerta de nível amarelo devido a rajadas de vento que podem chegar a 100 quilômetros por hora, acrescenta o relatório do SMN.
As zonas montanhosas destas províncias serão afetadas por ventos de noroeste com velocidades entre 60 e 70km por hora e rajadas até 100km por hora.
ro/apb/ls