De acordo com especialistas, a ciência ainda não consegue explicar por que esse fenômeno ocorre e lembrou que o infarto do miocárdio é o mais grave de todos os ataques cardíacos. Ele ocorre quando uma artéria coronária principal é completamente bloqueada.
Eles observaram que isso exige avaliação e tratamento imediato para minimizar os danos ao coração e, em geral, é feito por meio de angioplastia de emergência, um procedimento para reabrir a artéria coronária bloqueada.
Os pesquisadores descobriram um pico na taxa de ataques cardíacos desse tipo no início da semana de trabalho, com taxas mais altas às segundas-feiras.
É provável que a causa seja multifatorial, embora os especialistas estejam se inclinando para uma teoria relacionada a um elemento circadiano.
Os ritmos circadianos são mudanças físicas, mentais e comportamentais que seguem um ciclo de 24 horas. Esses processos naturais respondem principalmente à luz e à escuridão e afetam a maioria dos seres vivos, incluindo animais, plantas e micróbios.
Cronobiologia é o estudo dos ritmos circadianos. Um exemplo de um ritmo circadiano relacionado à luz é dormir à noite e ficar acordado durante o dia.
“Essa pesquisa contribui para as evidências sobre quando ocorrem ataques cardíacos particularmente graves, mas agora precisamos desvendar o que há em determinados dias da semana que os tornam mais prováveis”, comentaram os cientistas.
Isso, enfatizaram os especialistas, pode ajudar os profissionais de saúde a entender melhor essa doença mortal para salvar mais vidas no futuro.
mem/joe/bm