O anúncio foi feito hoje pelo presidente Andrés Manuel López Obrador em sua coletiva matinal no Palácio Nacional, onde informou que enquanto Bárcena, atual embaixadora do México no Chile, assume o cargo deixado vago pelo chanceler Marcelo Ebrard, sua colega Carmen Moreno será em exercício , atual subsecretária,
o presidente disse que em 10 dias tomará posse porque como é embaixadora do México no Chile, tem pendências a resolver.
Ele disse que Bárcena tem uma carreira muito extensa na área da diplomacia, é muito inteligente, capaz e sempre ocupou cargos importantes como o de secretária de ecologia do governo federal há alguns anos.
Em seguida, fez carreira no exterior como graduada pela Faculdade de Biologia e Ciências com mestrado pela Universidade de Harvard, e possui três denominações Honoris Causa em Economia, uma delas pela Universidade de Havana.
Ela esteve na direção do Instituto Nacional de Pesca e foi secretária executiva da CEPAL de 2008 a 2022 e é amplamente conhecida em toda a América Latina e Caribe.
Ela também trabalhou em vários cargos nas Nações Unidas com o então secretário-geral Koffi Anam, e agora embaixador no Chile proposto por nós e confirmado pelo Senado da República, disse o presidente.
Lá, disse, foi responsável pelos atos da comemoração dos 100 anos da poetisa Gabriela Mistral, no México, onde trabalhou com José Vasconcelos.
Estou muito feliz porque vamos estar bem representados com ela, porque ela é uma diplomata profissional com condições e princípios e vai nos ajudar nessa última reta do governo, concluiu.
mem/lma/ls