Intitulada Lauros, a exposição apresentará uma coleção inestimável, cuidadosamente escolhida entre os inúmeros troféus, ordens, medalhas, distinções e placas recebidas por Alicia ao longo de sua extensa e brilhante carreira como dançarina, coreógrafa e professora.
A inauguração ocorrerá às 15:00, horário local, no Museu dos Ourives, localizado na Rua Obispo, 113, entre Oficios e Mercaderes, em Havana Velha, de acordo com o site La Jiribilla.
A exposição pode ser visitada até domingo, 16 de julho, de terça a sábado, das 9h às 16h, horário local, e aos domingos, das 9h às 13h, horário local.
Esse evento é uma ação conjunta com o Museo Nacional de la Danza, de acordo com uma nota de Cubaescena. A exposição mostrará os prêmios concedidos a Alicia, pois teatros, festivais, competições, universidades e estados de latitudes muito diferentes expressaram seu respeito por essa diva do balé.
O mesmo fizeram grupos de artistas, intelectuais e organizações internacionais, que expressaram seu profundo respeito e admiração pelo gênio do grande artista cubano.
Esse é um merecido tributo a Alonso e também a um de seus legados mais queridos: o Ballet Nacional de Cuba (BNC), Patrimônio Cultural da Nação, com destaque para La Jiribilla.
Este ano, o BNC está comemorando seu 75º aniversário e também marca oito décadas desde a estreia de Alicia Alonso em um de seus personagens mais famosos: Giselle.
mem/dla/bm