Os dois lados iniciarão provisoriamente o acordo em 18 de junho, quando o Secretário de Energia do Nepal, Dinesh Kumar Ghimire, deverá viajar para a capital indiana, disseram fontes oficiais ao The Kathmandu Post.
O primeiro-ministro Pushpa Kamal Dahal visitou a Índia de 31 de maio a 3 de junho a convite de seu homólogo Narendra Modi, e os dois assinaram acordos e memorandos de entendimento em vários setores com o objetivo de fortalecer a cooperação bilateral.
Os dois lados expressaram satisfação com os acordos firmados sobre energia de longo prazo, que, segundo eles, simplificarão os procedimentos para o comércio nesse sentido e o tornarão mais previsível.
Naquela ocasião, Modi declarou que a Índia pretende aumentar a quantidade de importações de energia hidrelétrica do Nepal nos próximos 10 anos.
A esse respeito, Madhu Kumar Bhetwal, porta-voz do Ministério de Energia do Nepal, lembrou que, para esse fim, as medidas necessárias devem ser implementadas para incentivar investimentos mutuamente benéficos no setor de geração e na infraestrutura de transmissão do Nepal.
lam/lrd/bm