Ao recebê-lo no terminal aéreo, as autoridades do Ministério da Justiça do Reino manifestaram a sua satisfação pela presença de Silvera e sua delegação, que permitirá estreitar os laços entre ambas as pastas num momento de especial significado nas relações bilaterais.
O chefe da Justiça cubana agradeceu a hospitalidade de seus anfitriões e previu que durante sua estadia aqui realizará frutíferos intercâmbios sobre questões jurídicas, incluindo o papel desempenhado pelos respectivos ministérios no desenvolvimento de seus países.
Silvera chegou a Phnom Penh procedente de Vientiane, onde na véspera foi recebido pelo primeiro-ministro do Laos, Sonexay Siphandone, com quem revisou os detalhes da colaboração entre as pastas da Justiça do Laos e de Cuba. “Foi uma troca ampla e muito positiva”, escreveu Silvera em sua conta no Twitter, acrescentando que o encontro também permitiu ratificar a profunda amizade entre os dois países.
A delegação de juristas cubanos também fez uma visita de cortesia à presidente da Suprema Corte Popular do Laos, Viengthone Siphandone, que esteve em Havana no ano passado, e se reuniu com a promotora-chefe da Procuradoria Popular Suprema do Laos, Xaysana Khoutphithoune.
Também no dia anterior, Silvera teve uma conversa cordial com o vice-presidente da Assembleia Nacional (Parlamento) e chefe da Associação de Amizade Lao-Cuba, Chaulene Yapahoaen, e outros membros dessa entidade.
Pouco depois de sua chegada à capital do Laos no domingo passado, o ministro cubano da Justiça manteve um encontro bilateral com seu homólogo Phayvy Syboualypha, no final do qual foi assinado um memorando de entendimento com o objetivo de reforçar os laços de colaboração existentes neste campo entre os dois países.
A presença de Silvera em Vientiane e sua comitiva deu continuidade aos fluidos intercâmbios de delegações de alto nível registrados nas últimas semanas e que mostram o bom estado e o fortalecimento das relações entre Laos e Cuba.
lam/mpm/sg