Minh Chinh fez a avaliação ao receber o ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, Abdullah bin Zayed Al Nahyan, que iniciou na véspera uma visita de trabalho ao Vietnã.
Com o grande potencial econômico e comercial dos dois países, é preciso concluir as negociações o mais o mais rápido possível , disse o chefe do governo, que garantiu que o Vietnã acolhe as empresas dos Emirados para colocar capital e transferir tecnologias em setores de interesse mútuo.
O chefe do Executivo pediu apoio aos Emirados Árabes Unidos para desenvolver a indústria e serviços Halal, além de estabelecer mecanismos de colaboração para a concessão de certificados nesse sentido, a fim de melhorar o volume do comércio bilateral.
Disse ainda que o Vietname aplaude a organização, pelos Emirados, da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP 28) e manifestou a sua vontade de cooperar com aquela nação para garantir o sucesso do referido fórum.
O ministro das Relações Exteriores dos Emirados confirmou que a assinatura do Acordo Abrangente de Parceria Econômica é a principal prioridade dos Emirados Árabes Unidos na cooperação com o Vietnã, que classificou como um parceiro importante na região da Ásia-Pacífico.
Ele afirmou ainda que as empresas dos Emirados apreciam as oportunidades e o ambiente para comércio e investimento no Vietnã e esperam aumentar a cooperação em vários campos, especialmente no setor de energia renovável.
Abdullah bin Zayed Al Nahyan manteve ainda conversações oficiais com o seu homólogo Bui Thanh Son, no final das quais, segundo a agência noticiosa VNA, assistiram à assinatura do Memorando de Entendimento entre a Academia Diplomática Vietnamita e a Academia Diplomática dos Emirados Árabes Unidos Anwar Gargash .
mem/mpm/ls