Será a largada dos celestes para as eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá.
Também para a Copa América de 2024 que também acontecerá nos Estados Unidos.
O caminho que Bielsa tem pela frente marca uma sequência do que aconteceu na Copa do Mundo do Catar no ano anterior.
Por isso, em sua primeira convocação, o técnico argentino deixou claro que sua prioridade é preparar a mudança geracional.
Com essa concepção, dispensou cinco futebolistas históricos: Luis Suárez, Edinson Cavani, Diego Godín, Martín Cáceres e Fernando Muslera.
E tal decisão é mais aceita hoje após o triunfo histórico da seleção Sub 20, que consagrou no último domingo o Uruguai como campeão da Copa do Mundo disputada na Argentina.
Mal os deixando recuperar o fôlego, Bielsa convocou sete dos “miúdos” da equipe aqui acolhida como heróis, para se juntarem aos treinos.
São eles o goleiro Randall Rodríguez, os zagueiros Sebastián Boselli, Facundo González Mateo Ponte e Fabricio Díaz, (capitão dos campeões), Luciano Rodríguez e Anderson Duarte, ambos atacantes e protagonistas de gols decisivos na Copa do Mundo.
Marcelo Bielsa mantém silêncio hermético sobre a convocação final contra os nicaraguenses.
Agustín Canobbio, meio-campista que atua no futebol brasileiro, e também citado pelo DT, disse que o elenco está cheio de gente nova, com uma filosofia diferente e a quem é preciso se adaptar rapidamente.
O encontro com os nicaraguenses será esta noite no Estádio Centenário, onde os pinoleros chegam com uma severa sanção da CONCACAF, que exclui sua participação na Copa Ouro.
De acordo com o comitê disciplinar da confederação regional, a Federação Nicaraguense de Futebol violou as regras da Fifa ao jogar oito partidas por sua equipe com um jogador “inelegível”.
oda/ool/cm