Sete mil participantes de todo o mundo participam do evento em 26 disciplinas, vários com deficiências intelectuais e outros com deficiências convencionais.
A delegação cubana é também composta por seis professores, um médico e dois funcionários do Ministério da Educação e do Instituto Nacional do Desporto (Inder), respectivamente.
De acordo com Eduardo Ramírez, metodologista do Inder cubano, o seu país estará representado em quatro desportos: atletismo, basquetebol 3×3, badminton e go.
Os jogos constituem uma oportunidade de sensibilização para a inclusão das pessoas com deficiência intelectual na sociedade.
Têm um impacto social e emocional sem paralelo não só nos atletas e nas suas famílias, mas também em todos os participantes de todo o mundo.
Nesta edição, de uma forma sui generis, todas as cidades alemãs acolherão uma disciplina para partilhar com os protagonistas e os seus acompanhantes.
As cidades anfitriãs organizarão festas de boas-vindas, actividades desportivas conjuntas, excursões a locais de interesse e outras actividades sociais e culturais para todas as pessoas que participarão neste evento impressionante, concebido para unir e incluir as vontades das pessoas.
De acordo com o programa da competição, a cerimónia de abertura está prevista para sexta-feira e a acção terá início no sábado até à cerimónia de encerramento no dia 26.
Vários países da América Latina também participarão. No total, participarão mais de 190 países, acompanhados por cerca de 20 mil voluntários.
rgh/rct/may/glmv