Silvera cumpre assim o convite do seu homólogo vietnamita, Le Thanh Long, que viajou a Havana em novembro do ano passado e elogiou a ampla colaboração existente entre os ministérios e as nações.
Na ocasião, Thanh Long atribuiu a Medalha de Colaboração ao Sector da Justiça a Silvera, com quem assinou um Memorando de Intenções com vista ao reforço e alargamento das áreas de trabalho e cooperação conjunta.
Ao apresentar a distinção, o vietnamita sublinhou a meticulosidade e rigor da análise, estudo e aprovação que este prêmio implica e sublinhou que no caso de personalidades cubanas que o mereceram, excedem largamente os requisitos exigidos.
Silvera, por sua vez, agradeceu o gesto e valorizou-o como um ato de altíssima sensibilidade e demonstração dos laços indestrutíveis de amizade entre as duas nações.
Em visita anterior ao Vietnã, em meados de dezembro de 2019, o ministro cubano da Justiça e seu homólogo revisaram a agenda bilateral e trocaram experiências sobre o aprimoramento jurídico e o funcionamento de ambos os ministérios.
Durante sua estada aqui, Silvera também se reuniu com altas autoridades do Estado, do Governo e dos órgãos judiciais do Vietnã, aos quais informou sobre o processo legal em andamento em seu país depois que a grande maioria do povo cubano aprovou naquele ano a nova Constituição da República.
O chefe da Justiça e a delegação que o acompanha chegarão esta noite a Hanói procedentes de Phnom Penh, onde conversaram com seu homólogo cambojano, Koeut Rith, que ratificou o apoio invariável de seu país a Cuba, “baluarte de defesa da independência e de seus princípios”.
Admiramos Cuba, que não aceita ameaças ou pressões estrangeiras, e seu povo com vocação humanista e solidária, destacou Rith e expressou sua convicção de que a ilha poderia avançar muito mais sem o agora intensificado bloqueio econômico, financeiro e comercial que por mais de seis décadas mantêm sucessivos governos dos EUA.
Ao agradecer o permanente apoio do Camboja à legítima demanda do povo cubano pelo fim da política agressiva do governo dos Estados Unidos, Silvera elogiou o fato de saber que “temos amigos tão distantes geograficamente, mas que estão próximos e que compartilham os mesmos valores de justiça e progresso”.
A delegação do Ministério da Justiça de Cuba esteve em trânsito nesta cidade a caminho do Laos no último fim de semana e na ocasião prestou homenagem ao herói da independência nacional, o presidente Ho Chi Minh, no mausoléu onde repousam seus restos mortais.
oda/mpm/cm