O presidente do comitê de sanções 2653 do Conselho de Segurança da ONU, Michel Xavier Biang, que está visitando o país caribenho, disse ao jornal que sua viagem tem como objetivo coletar informações sobre os efeitos dessas medidas e entender a evolução da situação política e de segurança.
Até o momento, apenas o ex-policial Jimmy Cherizier, conhecido como Barbecue, está na lista de sanções da ONU, enquanto o Canadá e os Estados Unidos impuseram medidas semelhantes contra mais de uma dúzia de pessoas, incluindo ex-presidentes, primeiros-ministros, ex-senadores e empresários.
Biang explicou que o nome de Berbecue foi registrado durante a adoção da resolução e “outros certamente virão”, mas primeiro é necessário garantir que haja provas irrefutáveis.
As sanções têm como objetivo impor uma proibição de importação de armas para os indivíduos em questão, bem como um congelamento de bens e uma proibição de viajar para fora do país.
O diplomata explicou que as disposições adotadas pelo Conselho de Segurança da ONU são globais e serão aplicadas por todos os Estados membros.
“Esperamos que, além de seus efeitos sobre as pessoas, possamos mudar o medo e que a paz e a segurança estejam do lado da população”, disse ele.
mem/ane/bm