Organizado conjuntamente pelo Ministério das Relações Exteriores dominicano, o Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais e a União Européia (UE), o encontro busca a troca de informações sobre como mitigar ou utilizar essa macroalga em benefício da região do Caribe, segundo com a comissão organizadora.
O evento vai discutir o impacto e os riscos do sargaço, a sua monitorização e gestão, a sua valorização e utilização, com vista à promoção de políticas públicas e ao reforço da cooperação para a promoção do investimento do setor privado.
O Ministério do Ambiente e dos Recursos Naturais alertou esta quarta-feira que, embora em condições meteorológicas normais, esta alga constitua um valioso ecossistema e suporte de cadeias alimentares nos oceanos, o seu aumento excessivo constitui uma ameaça para o ambiente, a economia e a saúde pública.
A conferência contará com a participação do chanceler dominicano, Roberto Álvarez, da embaixadora da UE neste país, Katja Afheldt, e do ministro do Meio Ambiente, Miguel Ceará.
Da mesma forma, estarão presentes autoridades do Meio Ambiente, Turismo e Economia da região.
rgh/mpv/ls