23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Sociedade civil cubana condena impactos do terrorismo

Sociedade civil cubana condena impactos do terrorismo

Havana, 14 jun (Prensa Latina) A Associação Cubana das Nações Unidas (ACNU) - organização que reúne representantes da sociedade civil - condenou hoje o terrorismo em todas suas manifestações, assim como seu impacto na população.

Na segunda edição do seminário “Pela soberania de Cuba e contra o terrorismo”, realizado na Universidade de Havana e organizado pelo ACNUR, a presidente da organização, Norma Goicochea, salientou que este flagelo constitui uma das mais graves ameaças à segurança nacional.

A presidente explicou que o painel, para além de debater os efeitos do terrorismo na nação do Caribe, é também dedicado a Ricardo Alarcón de Quesada, que foi um dos ministros dos Negócios Estrangeiros mais famosos da ilha e um fervoroso denunciante deste mal.

A este respeito, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da ilha, Carlos Fernández de Cossío, salientou como Alarcón denunciou o facto de o terrorismo de Estado ter perseguido a Revolução Cubana desde o seu triunfo em 1959, financiado e organizado pelos Estados Unidos.

Foi o governo dos Estados Unidos que assumiu a tarefa de contratar mercenários para cometer actos terroristas contra Cuba e outros países do hemisfério”, sublinhou o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da ilha.

Entre as principais fontes e causas do terrorismo, recordou Alarcón, quando disse que a principal fonte estava na Virgínia, na sede da Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos, e que as causas incluem o desejo dos poderosos interesses económicos de proteger os seus interesses, bem como o objectivo de suprimir os direitos do povo.

O responsável reiterou que o seu país tem um historial limpo e reconhecido contra este flagelo, mas também tem uma longa história de actos deste tipo contra si, que custaram milhares de vidas.

Mesmo assim, denunciou, os Estados Unidos têm o cinismo de incluir a nação caribenha na lista arbitrária de Estados patrocinadores do terrorismo, o que causa enormes prejuízos ao seu desenvolvimento económico.

Por sua vez, o professor e embaixador cubano Abelardo Moreno referiu-se ao tratamento do terrorismo no Conselho de Segurança das Nações Unidas, e como este é manipulado de acordo com os interesses dos Estados Unidos.

José Luis Méndez, membro da Sociedade Cubana de Direito Internacional, também interveio no painel, referindo-se aos mais de uma dezena de planos para assassinar o líder histórico da Revolução, Fidel Castro, no estrangeiro.

Salientou ainda que o objectivo de todas as acções terroristas contra a ilha é aterrorizar o povo e causar danos económicos, biológicos e humanos.

Os efeitos do terrorismo mediático e da guerra de ódio contra Cuba também foram discutidos nesta segunda reunião.

Estiveram também presentes antigos agentes dos Órgãos de Segurança do Estado que estiveram directamente envolvidos na luta contra o terrorismo contra a maior das Antilhas.

rgh/mpp/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES