As declarações de Teymuri respondem ao pacto assinado em Caracas na terça-feira por representantes de Teerã e do ministro venezuelano da Indústria e Produção, Juan Arias.
O acordo abrange as exportações de carros acabados no Irã, bem como outros veículos fabricados em uma fábrica conjunta no país sul-americano, disse Teymuri.
O Irã e a Venezuela também concordaram em reativar a fabricação de automóveis na Venirauto, uma joint venture de montagem de veículos, inativa desde 2015.
Essas ações permitirão ao Irã ampliar sua presença no mercado automotivo latino-americano, segundo o empresário persa.
Além disso, Teymuri destacou que a Saipa trabalhará para reativar outra fábrica de automóveis na Venezuela, voltada para a produção de veículos comerciais e caminhões, após cerca de nove anos de inatividade.
Teerã e Caracas mantêm relações há seis décadas, reforçadas com a visita esta semana do presidente iraniano Seyed Ebrahim Raisi, a convite de seu homólogo Nicolás Maduro.
Durante a visita oficial do presidente persa, os dois governos assinaram 25 acordos de cooperação estratégica em diferentes setores, incluindo os campos energético, científico, petrolífero, de defesa, cultural, econômico e alimentar, entre outros.
jf/ynr / fav