A criatura cujo nascimento anunciamos no ano passado dará seus primeiros passos com o lançamento oficial do evento, que terá como madrinha a grande poetisa cubana Nancy Morejón, disse o primeiro vice-presidente da associação, Miguel Quintero, em comunicado.
Programado de 17 a 24 de junho, o festival contará com a exibição dos filmes El Benny, com passagens da vida do famoso cantor e compositor Benny Moré, o multipremiado Morango e Chocolate, El Mayor, inspirado no filme profissional -o herói da independência Ignacio Agramonte, o drama emocional Conduta social e as comédias Esther algures e Boccaccerías Habaneras.
Segundo Quintero, após a cerimônia de abertura, o público poderá assistir à exposição um olhar sobre Havana, na presença do fotógrafo Franck Delorieux.
O filme El Benny, de Jorge Luis Sánchez, se encarregará de abrir o festival, um encontro com a sétima arte que os organizadores, a cidade de Vitry-sur-Seine e CubaCoop, pretendem sistematizar como uma ponte de amizade e solidariedade entre ambos os países.
Durante a semana, salas e espaços públicos da cidade serão palco de atividades culturais, com música, dança e, claro, o cinema, como protagonistas.
Também estão no programa palestras sobre a realidade da nação antilhana, a evolução dos direitos da comunidade Lésbica, Gay, Bissexual e Trans (LGBT) e o desenvolvimento do projeto audiovisual Televisão Serrana.
Uma exposição do pintor cubano Lázaro Silveira Noa e cartazes de filmes emblemáticos da ilha também animarão a conferência, que culminará num encontro de solidariedade e condenação do bloqueio económico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra o país caribenho, acrescentou Quintero.
O primeiro vice-presidente da CubaCoop, considerou o festival um sonho da associação concretizado e uma oportunidade para conhecer melhor a alma de um povo que tanto admiramos.
jf/wmr / fav