A empresa pública de comercialização de combustíveis, Ancap, fará uma primeira chamada internacional para atingir a meta de exportação em larga escala de hidrogênio verde ou seus derivados.
“O Uruguai tem uma plataforma suficientemente grande para a instalação de moinhos de vento no fundo do mar”, disse recentemente Santiago Ferro, gerente de transição energética da Ancap.
Ele destacou que seis áreas serão oferecidas a empresas interessadas em investir no segundo semestre do ano.
A Ancap busca promover um programa de longo prazo para atrair investimentos privados de grandes empresas internacionais por meio de vários incentivos e sem riscos para o Estado, informou o jornal El Observador.
A empresa tinha tudo pronto do ponto de vista técnico para avançar com o projeto desde o ano passado, mas ainda havia aspectos regulatórios que dependiam do governo.
O presidente da Ancap, Alejandro Stipanicic, disse ao jornal que “tudo foi acordado com o poder executivo e está sendo seguido o processo administrativo” para colocar alguns blocos em licitação.
As áreas offshore definidas têm um potencial de produção de energia de 3 GW. E a capacidade de produção de hidrogênio é equivalente a 200.000 toneladas por ano.
mem/ool/bm