O evento, organizado pela Secção de Economia e Ciência da SEAP, será realizado no contexto do 230º aniversário da organização, uma das mais antigas organizações não governamentais (ONG) de Cuba.
O conclave será realizado no âmbito da celebração do Dia Internacional das Cooperativas, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua Resolução 49/155 de 7 de fevereiro de 1995.
A ONU encoraja os governos, ao formularem estratégias nacionais de desenvolvimento, a darem plena consideração ao potencial das cooperativas para contribuírem para a solução de problemas económicos, sociais e ambientais.
São também encorajados a considerar a revisão das restrições legais e administrativas impostas às actividades das cooperativas.
O documento também convida as agências governamentais, em colaboração com as cooperativas e outras organizações relevantes, a desenvolver programas destinados a melhorar as estatísticas sobre a contribuição destas formas de gestão para as economias nacionais.
Participarão no seminário especialistas da SEAP, das Universidades de Havana e de Pinar del Río, do Instituto de Filosofia, da Associação Nacional de Economistas e Contabilistas de Cuba (ANEC) e de outros centros.
De acordo com os organizadores, as opiniões e propostas formuladas durante o evento serão publicadas num relatório eletrónico que incluirá comunicações, apresentações, bem como um resumo da troca de opiniões e recomendações.
Um dos desafios da SEAP é cultivar ainda mais sua história, suas ações ao longo de dois séculos e ocupar um lugar maior no processo de transformações que ocorrem no país e no trabalho comunitário.
A sua tarefa social inclui a mobilização da comunidade técnico-científica de acordo com os objectivos estabelecidos pela Revolução Cubana.
Também fomenta o intercâmbio e o debate plural de opiniões para formar critérios sobre questões relacionadas com a promoção da educação, da ciência, da cultura e da proteção do meio ambiente.
rgh/rs/glmv