O evento foi organizado pelo promotor de solidariedade Va por Cuba e coordenado por Mariela Castro Espín, doutora em ciências e deputada da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba, diretora do Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex).
O trabalho, que foi desenvolvido com base em palestras, workshops e painéis de discussão, será encerrado com a apresentação Initiatives in the Congress of Mexico City in Lgbtiq+ Matters: Trans Children (Iniciativas no Congresso da Cidade do México em Assuntos LGBTIQ+: Crianças Trans), feita por Circe Camacho, membro do Congresso da Cidade do México.
Isso será seguido por uma apresentação do colega legislador Temistocles Villanueva sobre reformas no Código Penal que criminalizam as “terapias de conversão”, com base na experiência do México nessa área.
Irina Layevska, membro da liderança nacional da Promotora Va por Cuba, desenvolveu temas relacionados às políticas da referida comunidade em ambos os países, o que ajudou a criar um ambiente social de grande compreensão da diversidade sexual e dos direitos dos indivíduos nesse sentido.
Outras questões discutidas incluíram jurisprudência e abordagens jurídicas e psicológicas para essa comunidade e os importantes avanços feitos no México e em Cuba, onde a diversidade sexual foi abordada como um direito constitucional no Código da Família.
Ivon Calaña Pérez, jurista e vice-diretor, e Javier Gómez Sáchez, decano da Faculdade de Mídia Audiovisual e do Instituto Superior de Arte, e Francisco Rodríguez, ciberativista, além de Malú Cano, coordenador da Rede Transcuba, fizeram parte da delegação e dos palestrantes da ilha.
mem/lma/bm