Brasília, 17 Jun (Prensa Latina) Como a cultura em movimento, a cidade brasileira de São Paulo recebe hoje o chamado Festival de Salsa Cubana, para mostrar a diversidade do patrimônio da ilha e, principalmente, a sedutora linguagem da dança.
“Será uma festa com o melhor da música, dança, expressões visuais, gastronomia, turismo e outras manifestações de Cuba”, disse à Prensa Latina o cônsul das Antilhas em São Paulo, Pedro Monzón.
Ele explicou que essas amostras também são um convite para conhecer a ilha, onde o turista tem contato direto com a arte, a cultura e, consequentemente, com praias maravilhosas.
Além disso, acrescentou, os veraneantes poderão percorrer no arquipélago caribenho “cidades património, zonas rurais excepcionais, com uma história muito peculiar e um povo civilizado, simpático, alegre e gentil”.
Segundo o diplomata, este festival procura também contribuir para incentivar e valorizar as expressões culturais inatas, o resgate e reconhecimento da memória, dos direitos humanos individuais e coletivos e a preservação do legado imaterial do património originário de Cuba e da América Latina.
Monzón anunciou que o evento conta com uma programação com shows ao vivo, incluindo 10 horas de apresentações musicais e danças com artistas cubanos residentes no Brasil, nacionais e latino-americanos em geral.
Da mesma forma, haverá uma apresentação de danças paulistas e uma exposição plástica com obras de renomados virtuoses internacionais como Nelson Domínguez, Gilberto Frómeta e outros importantes cubanos. O cônsul indicou que também desfrutarão de apresentações virtuais de dança exibidas pelo Conselho de Artes Cênicas de Cuba, um espaço de recreação para crianças e uma feira gastronômica cubana e latino-americana.
Por outro lado, estão instaladas tendas com produtos e vendas de cozinha típica cubana, bebidas, rum, charutos e tabaco, além de artesanato continental.
Como parte da noite, os organizadores sortearão duas passagens aéreas para Cuba (ida e volta) entre os participantes do evento, que conta com o apoio cultural da Fundação Memorial da América Latina e da Câmara Municipal da conhecida Terra da Garoa (terra da garoa).
Promovido pelo Consulado Geral de Cuba em São Paulo, o festival foi organizado pela Associação Latino-Americana de Arte e Cultura na Praça da Sombra em São Paulo, onde dançar a salsa cubana será sonhar com os pés.
oda/ocs/ans