Paris, 17 Jun (Prensa Latina) Uma cerimônia de abertura e a exibição do filme El Benny marcarão o início hoje na cidade francesa de Vitry-sur-Seine, na região parisiense, do primeiro Festival de Cinema Cubano, reunindo-se com várias propostas de garantias.
De acordo com o programa do evento na cidade do departamento de Val-de-Marne, antes da apresentação do filme de 2006 dirigido por Jorge Luis Sánchez, que aborda passagens da vida do famoso cantor e compositor Benny Moré, o público poderão apreciar a exposição Una look at Havana, na presença do fotógrafo Franck Delorieux.
O Festival organizado pela associação Cuba Coopération France (CubaCoop) e Vitry-sur-Seine decorrerá até 24 de junho, tendo como madrinha a reconhecida poetisa insular Nancy Morejón.
O Prêmio Nacional de Literatura e Oficial da Ordem do Mérito da República Francesa foi censurado pela recente edição do Mercado de Poesia de Paris, que cedeu às pressões externas e retirou o status de presidente honorário, decisão relacionada ao compromisso do intelectual com a Revolução Cubana.
Além de El Benny, os franceses terão a oportunidade de assistir aos longas-metragens Fresa y Chocolate, clássico mundialmente reconhecido; El Mayor, inspirado no herói pró-independência Ignacio Agramonte; o drama social emocional Conducta e as comédias Esther em algum lugar e Boccaccerías Habaneras.
Segundo o primeiro vice-presidente da CubaCoop, Miguel Quintero, o festival vai abranger tanto salas de cinema como espaços abertos, com atividades culturais que vão facilitar a aproximação à música e à dança da maior das Antilhas, conversas e debates.
Entre as propostas destaca-se ainda uma montra para o projeto audiovisual Televisión Serrana, uma exposição do pintor cubano Lázaro Silveira Noa e a exposição de cartazes de filmes emblemáticos da ilha.
O último dia do Festival de Cinema Cubano em Vitry-sur-Seine incluirá um encontro de solidariedade e repúdio ao bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra o país caribenho, acrescentou Quintero.
ro/wmr/ans