Nas Oitavas de Final, a equipe de Bahrein dominou seus homólogos kuwaitianos desde o início (14-18, 12-21, 13-11 e 20-17) apoiados pela liderança ofensiva de Mustafa Rashed e Sir’ Dominic Denzel, que contribuíram com 18 e 16 pontos, respectivamente. Rashed teve 60% de eficiência nos arremessos de quadra com seis cestas em 10 tentativas, incluindo quatro de três pontos; enquanto o reserva americano Denzel acertou cinco de 10 arremessos, além de contribuir com oito rebotes e três assistências.
Coletivamente, a diferença para os titulares do Al Manama foi o jogo sob as tabelas, com 33 rebotes contra 29 do Al Manama, bem como os 20 pontos do banco contra dois do Kuwait Club.
Ambas as equipes garantiram um lugar na Copa dos Campeões Asiáticos a caminho do Torneio Intercontinental, o nível mais alto de competição da Federação Internacional.
A equipe de Al Manama garantiu seu lugar na competição ao derrotar o BC Astana do Cazaquistão por 91 a 81 nas semifinais, enquanto o Kuwait Club acabou com as ambições do campeão libanês Al Riyadi ao vencê-lo por 95 a 85. Na disputa pela medalha de bronze, o BC Astana deixou o Al Riyadi sem prêmios após uma vitória por 94 a 90, graças às excelentes atuações do esloveno Martin Krampelj e do americano Karvel Markeese, que marcaram 23 e 17 pontos, respectivamente.
A rodada decisiva da primeira edição da Superliga da Ásia Ocidental reuniu os principais clubes profissionais das sub-regiões do Golfo, Oeste, Central e Sul.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1-Al Manama (Bahrein)
2-Kuwait Club (Kuwait)
3-BC Astana (Cazaquistão)
4-Al Riyadi (Líbano)
5-GOR Shahrdary Gorgan (Irã)
6-HSA Shabab Al Ahli – Dubai (Emirados Árabes Unidos)
7-Clube Beirute (Líbano)
mem/yma/mb