Estamos muito contentes em acolher este evento de 17 a 24 de junho, porque para nós é importante promover o diálogo e a cooperação entre os povos, e o cinema, e as artes em geral, proporcionam a capacidade de compartilhar emoções e aspectos da vida cotidiana, disse à Prensa Latina.
A véspera do festival foi marcada pela cerimônia de abertura, um festival popular com música cubana como protagonista e a exibição do filme El Benny, um evento co-organizado pela associação Cuba Coopération France (CubaCoop) e a cidade de quase 100 mil habitantes. Para Bell-Lloc, o encontro da sétima arte também representa uma demonstração de solidariedade com a nação antilhana, que sofre há mais de 60 anos com o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos.
Aqui em Vitry-sur-Seine, promovemos a paz, a colaboração e a amizade entre os países, e a cultura traz a possibilidade de nos entendermos melhor para trabalharmos juntos diante dos desafios”, enfatizou o prefeito e membro do Partido Comunista Francês. O prefeito considerou que foram criadas as condições “para uma semana fantástica de cinema cubano”.
Além de Bell-Lloc, também participaram da inauguração do festival ontem o embaixador de Cuba na França, Otto Vaillant, o primeiro vice-presidente da CubaCoop, Miguel Quintero, e a renomada poeta cubana Nancy Morejón, que declarou aberto o evento em sua qualidade de patrona do evento.
Durante os dias, o público poderá desfrutar de um cartaz variado, com os longas-metragens El Benny, que mostra passagens da vida do famoso cantor e compositor Benny Moré, o multipremiado Fresa y Chocolate, El Mayor, inspirado no herói da independência Ignacio Agramonte; o drama social emotivo Conducta e as comédias Esther en alguna parte e Boccaccerías Habaneras.
As atividades colaterais também serão abundantes, incluindo exposições fotográficas e de posters, palestras sobre a realidade da ilha e uma homenagem à Televisión Serrana, uma plataforma audiovisual criada em 1993 no município de Buey Arriba, no coração da Sierra Maestra, na província oriental de Granma.
mem/wmr/mb