A ministra de Agricultura, Girma Amente, o prefeito de Addis Abeba, Adanech Abiebie, e altos funcionários do governo participaram da cerimônia de lançamento com a plantação de várias árvores frutíferas, flores e outras espécies autóctones. Este ano, 17 milhões de mudas estão sendo preparadas para o plantio.
A segunda fase da iniciativa lançada pelo primeiro-ministro Abiy Ahme começou com seis bilhões de árvores plantadas em todo o país e deve chegar a 25 bilhões, um número semelhante ao registrado na primeira fase.
Em 8 de junho, Ahmed formalizou a segunda fase, que tem como tema “Plant our future today” (Plante nosso futuro hoje), e lembrou que a iniciativa é a abordagem local para combater as mudanças climáticas e a degradação ambiental, além de criar oportunidades de trabalho.
Da mesma forma, o Green Legacy é um meio de viabilizar a segurança alimentar por meio do plantio de mudas comestíveis, escreveu ele em sua conta no Twitter.
Esse programa de reflorestamento para combater as mudanças climáticas no país africano, cuja primeira edição foi em 2019, tem como objetivo enfrentar os desafios ambientais promovendo uma cultura verde.
De acordo com relatórios oficiais, mais de quatro bilhões, cinco bilhões e seis bilhões de mudas foram plantadas em todo o país em 2019, 2020 e 2021, respectivamente, incluindo 353 milhões em um dia no primeiro ano, considerado um recorde mundial.
mem/nmr/mb