5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A visita do presidente cubano à Itália é altamente valorizada

A visita do presidente cubano à Itália é altamente valorizada

Roma, 19 jun (Prensa Latina) A Associação Nacional de Amizade Ítalo-cubana (Anaic) reafirmou em um comunicado que a visita que o presidente cubano Miguel Díaz-Canel iniciou hoje a este país 'é um acontecimento histórico de extraordinário significado'.

A presença do líder da ilha nesta nação europeia servirá para “reafirmar as boas relações existentes entre os dois países e a vontade, bem como a necessidade histórica, de continuar fortalecendo os intercâmbios culturais, sociais e econômicos”, acrescenta o documento.

Também é uma oportunidade para “recordar a generosa ajuda recebida por Cuba durante a Covid-19 com a cooperação de duas brigadas médicas”.

Esta breve mas intensa visita, que durará até a tarde de 20 de junho, “marca uma etapa fundamental a favor do diálogo e da paz, diante daqueles que há mais de 60 anos tentam isolar Cuba e seu povo”, acrescenta o texto.

A Anaic foi fundada em abril de 1961, durante a invasão mercenária derrotada de Cuba em Playa Girón, orquestrada pelos Estados Unidos para tentar acabar com a Revolução nesse país caribenho, e atualmente tem mais de 4 mil 500 membros, agrupados em mais de 70 círculos localizados em todas as regiões da Itália.

O líder dessa organização, Marco Papacci, fez uma viagem à nação antilhana em agosto de 2022, durante a qual foi recebido pelo presidente Díaz-Canel, que enfatizou que essa reunião representava uma oportunidade para agradecê-lo e reconhecê-lo por “seu apoio ao nosso país em inúmeros momentos”.

Durante a visita, que começou na tarde de segunda-feira, o líder cubano se reunirá no dia 20 de junho com o Papa Francisco, bem como com o presidente italiano, Sergio Mattarella, e com Qu Dongyu, diretor geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Ele também manterá um diálogo com empresários desse país, alguns meses depois do diálogo realizado em Havana em 31 de agosto do ano passado, durante o qual ele disse que “os laços que surgiram entre Cuba e aqueles que lideram empresas na Itália vão além do tradicional, do meramente econômico”.

Entre as duas nações há uma proximidade que nasce da cultura, da história, do conhecimento mútuo que marca os dois povos”, disse o líder cubano naquela ocasião.

Díaz-Canel iniciou uma viagem pela Europa na Itália, como parte da qual ele também visitará a Sérvia e participará como presidente do G77 + China na “Cúpula para um novo Pacto Financeiro Global” a ser realizada em Paris, França, em 22 e 23 de junho.

rgh/ort/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES