Em declarações à Prensa Latina, a ministra do Turismo de Cuba na Espanha e Portugal, Niurka Pérez Denis, assinalou que o comportamento do mercado com itinerários a partir de Madrid e Barcelona marca basicamente uma tendência ascendente este ano.
O Caribe volta a ocupar um lugar importante nas estratégias das companhias aéreas este ano quando se trata de apostar na região e aumentar a sua oferta para o verão de 2023, comentaram também os especialistas da indústria sem chaminés na Espanha.
Pérez Denis disse à Prensa Latina que a Iberia, que até agora opera quatro frequências semanais para Havana, supera os 80% de ocupação de seus voos durante o verão e não descarta um aumento nas operações.
Por seu lado, a Air Europa, nas datas do final da primavera e meados do verão, continua a operar o destino Cuba com um voo diário para Havana, até agora com ocupações acima de 85 por cento.
Paralelamente, indicou o responsável, a World2Fly, empresa do grupo W2M, também garante que as vendas na Espanha vão um pouco melhor do que no verão passado.
No entanto, o World2Fy ainda tem lugares disponíveis em todas as seções, especialmente porque o tráfego cubano na Espanha registra tarde e, como estratégia, eles não abrem a mão até que a data seja mais próxima. Mesmo assim, as ocupações já estão apreciadas para os meses de julho e agosto, que estão em torno de 75% até o momento.
A mesma companhia da Espanha vai atingir uma quarta frequência semanal para Havana a partir desta terça-feira, 20 de junho, bem como um voo semanal que liga Lisboa ao resort de Varadero, operação iniciada a 3 de junho.
Por outro lado, a oferta de lugares da Iberojet, companhia aérea propriedade da Ávoris, com partidas de quatro cidades diferentes da Península Ibérica, terá uma operação com 111 voos para o verão a partir de Madrid distribuídos em três frequências semanais para Havana e uma para Santiago de Cuba.
A Iberojet, de igual modo, apostou no mercado português com uma frequência semanal Lisboa-Varadero e ocupações que ultrapassam os 90 por cento.
Além disso, Pérez Denis anunciou que, a partir de 29 de junho, Cuba aumentará suas conexões aéreas com a Espanha com base no turismo, com a inauguração da nova rota Barcelona-Havana, promovida pelo Enjoy Travel Group.
O Ministro do Turismo de Cuba na Espanha e Portugal, destacou que a diversidade de produtos e serviços, suas praias e suas fantásticas cidades coloniais e patrimoniais e sua riqueza natural, entre outros benefícios, fazem da ilha caribenha um destino fascinante, cuja principal recurso é o seu povo: simpático, simples e cheio de vida.
mem/ft / fav