O presidente do Registro Nacional de Pessoas Naturais (RNPN), Fernando Velasco, disse que essas pessoas estão habilitadas com Documentos Únicos de Identidade (DUIS), uma cifra que difere dos números do registro atualizado do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE).
O registro envia dados sobre salvadorenhos no exterior com DUIS a cada 15 dias para manter os números do TSE atualizados.
A fonte indicou que, em nível nacional, há cerca de 5,5 milhões de DUIS habilitados a votar, enquanto no exterior há cerca de 840 mil habilitados.
Em declarações à rádio YSKL, Velasco garantiu que o registro leva em conta documentos de identidade vencidos e que esse poderia ser o motivo da diferença.
Os últimos dados do TSE mostram que 647 mil 698 salvadorenhos residentes no exterior estão registrados no DUIS, uma diferença de 192 mil 302 em relação ao número revelado hoje pelo diretor da entidade.
Ernesto Castro, presidente da Assembleia Legislativa, disse recentemente que o número de salvadorenhos residentes em outros países com direito a voto poderia chegar a um milhão de pessoas.
rgh/lb/glmv