Nossa paciência com a UE se esgotou, e é por isso que somos a favor de uma dissolução ordenada da união e, em vez disso, queremos estabelecer uma nova comunidade econômica europeia, uma comunidade de interesses, diz o partido, conforme citado pelo Die Welt.
O AfD é da opinião de que a atual UE se tornou uma entidade antidemocrática, que dificilmente pode ser reformada.
Analistas locais lembram que, no programa pré-eleitoral do partido para as eleições de 2019 para o Parlamento Europeu, o partido também mencionou a saída da Alemanha da união ou sua dissolução.
As eleições para o Parlamento Europeu serão realizadas em 2024.
O partido populista de direita Alternative for Germany foi formado em abril de 2013 no contexto dos problemas econômicos da zona do euro e da crise da dívida na Grécia.
Durante muito tempo, o partido se preocupou principalmente com a agenda econômica, mas, com o agravamento da crise migratória da UE, começou a ganhar popularidade usando a questão dos refugiados.
Nas eleições de 2017 para o Bundestag, o AfD obteve 12,6% dos votos, tornando-se a terceira maior força no parlamento, e em 2021, 10,3%, perdendo para quatro partidos.
Atualmente, sua classificação está entre 17% e 19%.
Na Alemanha, o partido é considerado populista de direita, enquanto outras forças políticas do país acham impossível cooperar com ele na forma de qualquer tipo de coalizão, tanto em nível federal quanto regional.
mem/amp/bm